29/09/2008


MISAEL COELHO DA SILVA

O HOMEM DO VIOLÃO DE OURO

“Qualquer dia desses vou descer as ruas, vou entrar nos bares

Vou beber os mares pra criar coragem e te procurar.

Vou pela Fradique cantando um bolero feito um Waldick, gentil, sincero,

Coração errante que só quer amar...”

 

(Na barra do seu vestido – Zé Geraldo e Zeca Baleiro)

 

 

            Quase não dá para se precisar muito sobre a vida do violonista Misael. Conversando com Dona Zulima, sua esposa, e seu filho Ronaldo “Desenho”, fiz um apanhado de alguns fatos ocorridos e vividos pelo mestre do “violão de ouro”. Dona Zulima, do alto dos seus 86 anos e tantas batalhas enfrentadas pela vida, nem sempre consegue nortear as informações. Seu filho Ronaldo, vivendo um momento de grande euforia com a campanha política atual, às vezes “viaja”, e perde o tino. Mas a gente insiste em registrar aqui as histórias que esses nossos músicos (mesmo eles não tendo essa pretensão), escreveram ao longo de suas vidas.   Ouvindo sobre o senhor Misael Coelho, lembrei-me das aventuras vividas pelos personagens de Boêmios Errantes e A Rua das Ilusões Perdidas, clássicos de John Steinbeck, que eu devorava na minha adolescência. Ele que escreveu: “Todos os nossos homens supostamente bem-sucedidos são doentes, com estômagos ruins e almas piores”. O boêmio da vez teve também uma vida errante. Funcionário da antiga MALÁRIA, depois SUCAM, deixou o emprego e seguiu na farra. Fato que hoje ainda maltrata dona Zulima de Souza Coelho, esposa fiel e honesta que, com a morte do companheiro, passou a cuidar da casa com o auxílio da sua inseparável irmã, Dona Josefa de Souza que até hoje é a amiga de todas as horas. E assim, com uma remuneração proveniente de aposentadoria, seguiu em frente, batalhando para criar seu único filho, Ronaldo, que logo cedo despertou para as artes plásticas, tornando-se um grande desenhista e pintor na cidade. Existem muitas obras espalhadas por aí, em salas,  quartos ou  muros com a marca Ronaldo Desenho. Porém, como o saudoso pai, ele também é “chegado” a uma boemia, e isso já lhe trouxe sérios problemas. Mas quando quer fazer bonito ele faz.

 

 

Misael (de chapéu), José Júlio

 e Nelson Moreira

 

                   O jornalista Evandro de Sá Pereira, em seu livro Nas esquinas de Ceará-Mirim – coisas que o tempo levou!, conta que décadas atrás aqui na cidade, quando o fornecimento de energia elétrica (muito fraca), gerada por um motor a óleo, era finalmente interrompido, pontualmente às 23h, entravam em cena os boêmios de então: Xavier de Araújo, Nelson Moreira, e o que para muitos era “a Patativa do Vale”, Cirineu Campos (irmão do conhecido Chico Campos). Muitas serenatas eram feitas na cidade ao som do sax de Zé Gago e dos violões de Raimundinho e Misael. Muito amigo do senhor Galego, proprietário do conhecido “Salão Azul”, era nessa casa onde o músico passava boa parte do  tempo a dedilhar seu “violão de ouro”, como era conhecido, talvez pela cor dourada do instrumento ou mesmo pela maestria do boêmio que, se não possuía o dom de cantar, excedia talento ao tocar. Segundo Waldeck Araújo, filho do saudoso Galego, circulava pela cidade uma cópia de uma fita cassete com uma seresta realizada no engenho Mucuripe, com Misael e outros músicos da cidade. O senhor Severino Xavier, num bate-papo comigo e  Edvaldo Morais, informou que seu Chico Campos pode ter uma cópia dessa fita. Nessa conversa bastante proveitosa que tivemos com Xavier em sua residência, ele nos presenteou com um exemplar do seu livro Memórias da minha mente, onde relata em forma de poesia histórias de Ceará-Mirim. Como num desafio, perguntei ao poeta se lhe seria possível fazer uns versos sobre o antigo parceiro, ao que ele atendeu prontamente. Criou a primeira estrofe, em seguida pediu licença e saiu para “molhar a garganta”, voltou com um caju na mão e, bem mais inspirado, concluiu as suas rimas, que transcrevemos no final dessa matéria.

 

 

Misael é citado no livro

NAS ESQUINAS DE CEARÁ-MIRIM

de Evandro Sá Pereira

(Capa da 1a. Edição)

 

Escrito por Chaminé às 01h33
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Misael também é homenageado

pelo amigo Xavier em seu livro.

 

                  Misael Coelho da Silva nasceu em Ceará-Mirim, no dia 22 de dezembro de 1913. Foi batizado na Igreja Matriz pelo padre Amâncio Ramalho em 02 de fevereiro de 1914. Cresceu por aqui, de onde quase não saiu, exceto quando já adulto, no final dos anos 50 assumiu a função de apresentador em um programa musical na Rádio Poti, em Natal. De volta a sua terra, continuou a tocar por diversos ambientes, bares e casas de shows, tendo assim oportunidades de conhecer e até acompanhar artistas de nome nacional como foi o caso do cantor Nelson Gonçalves que se apresentou no Centro Esportivo e Cultural, isso na gestão do então prefeito Dr. Murilo Barros. Conta-se que, certa vez, na praia de Muriú, Misael e Raimundo “Beiju” acompanharam a famosa sambista Beth Carvalho que ficou impressionada com a competência desses dois músicos cearamirinenses, e até propôs ao mestre do bandolim levá-lo para o Rio de Janeiro. Mas aí Beiju tremeu nas bases e falou para a famosa cantora que não ia, não. Pois tinha muito medo de água... Coisas dessa nossa gente simples e humilde. Diferente dos tempos de agora.

 

 

Misael (com o copo na mão) e amigos

 

 

                No final da década de 70, Misael enfrentou vários problemas de saúde e quem sempre lhe socorria era seu grande e velho amigo, o enfermeiro Severino Xavier, que lhe ministrava o medicamento necessário para controlar a sua pressão. Já bastante debilitado, o homem do violão de ouro veio a falecer no dia 26 de fevereiro de 1978. Seu instrumento passou então por várias pessoas, até ser resgatado pelo também grande violonista Gerson Vieira que o recebeu de presente do senhor Nilo Xavier. Eu até gostaria de agradecer ao senhor Gerson e ao Neá que me ajudaram a identificar o personagem no centro dessa foto tirada na calçada do mercado, onde ainda se vê ao fundo a praça de Jeep. Quanto ao violão posso afirmar que hoje está em boas mãos, pois o senhor Gerson passou essa relíquia para o seu filho Giancarlo, também músico e grande colecionador de discos e coisas do gênero. Portanto, mestre Misael, apesar das intempéries do tempo e das nossas vidas, ainda há muito a se guardar e recordar do senhor. E a semente que foi plantada naqueles longínquos anos 40, 50, 60 e 70, brotou. Seu filho e netos estão aí para continuar a sua missão. Mizael Neto, hoje já com um CD gravado, comprova a máxima bíblica de que o vento sopra onde quer buscando novas direções, e que existe um tempo exato para cada coisa. É a vida que segue o seu curso... (Eliel Silva)

 

 

Mizael Neto seguindo na música

os caminhos do avô.

 

 

RIMA PARA MISAEL

(Severino Xavier)

Foi no dia 28 de setembro

Já quase ao meio dia

Recebi a visita de dois amigos

Que me encheu de alegria

Perguntaram sobre Misael

E pra resolver meu papel

Lembrando desse menestrel

Respondi em poesia

 

Misael foi uma grande figura

Aqui em Ceará-Mirim

Um grande violonista

Quem o conheceu diz assim

Os acordes do seu violão

Feitos pelas suas mãos

Ninguém achava ruim.

 

Ceará-Mirim, 28/09/2008

 

Escrito por Chaminé às 01h26
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

SOM DO VALE

Quando o mês tem cinco segundas-feiras, como setembro, somos presenteados pelo Eliel Silva com a coluna O SOM DO VALE. A que hoje publicamos está imperdível. Eliel narra a trajetória de um grande boêmio de Ceará-Mirim: o saudoso Misael Coelho.

 

IRAN COSTA

Agradecemos ao diretor do LITORAL NOTÍCIAS e sua família pela ótima receptividade por ocasião de nossa recente visita a aprazível sede do jornal. Por sinal esta semana circulará a nova edição do conceituado periódico mensal.

 

PROTO-MÁRTIRES

Caravana de católicos de Ceará-Mirim segue nesta sexta-feira 03/09 para a Comunidade de Uruaçu  na vizinha cidade de São Gonçalo do Amarante, onde reverenciam no feriado estadual os bem-aventurados proto-mártires do Brasil. Festividades se concentram durante todo o dia no “Monumento aos Mártires”. No encerramento acontece show com o Grupo Cantores de Deus, “cria” do famoso Padre Zezinho e concelebração eucarística presidida por Dom Matias Patrício de Madedo.

 

ACOSTAMENTO

Já é visível o andamento dos trabalhos para implantação de acostamento no trecho da BR 406 que liga Ceará-Mirim a Natal. Até que enfim...

 

JOANNA EM CEARÁ-MIRIM

Previsto para 17 de outubro, pela primeira vez em Ceará-Mirim, um show de JOANNA. Cantora de variadas tendências, tem na música romântica destaque maior. “Intimidade” é o título do show que Joana trás à terrinha. Entre os inúmeros sucessos gravados por Joanna estão: “Caminhos do Coração” (Gonzaguinha); Codinome Beija-Flor (Cazuza); Do fundo do meu coração (Roberto/Erasmo Carlos), Amanhã Talvez (Sullivan/Massadas), dentre outros.

 

LEGIÃO URBANA

Definida a data para mais um tributo em Ceará-Mirim: 22 de Novembro. Fãs de Renato Russo e da Legião Urbana estarão no Centro Esportivo e Cultural numa grande festa de música e recordação. A informação é do Herminho da Banda KDA2. Em breve traremos mais detalhes.

 

RÁDIO VALE DO CEARÁ-MIRIM

No ar mais uma emissora em Ceará-Mirim. Desta vez pela internet. Júnior Batista administra programação musical das 14h30 as 23h00 diariamente (horário de Brasília). Para acessar, clique: http://jrsom.listen2myradio.com

 

FOI DADA A LARGADA

Aconteceu noite do domingo na residência do pároco Monsenhor Rui Miranda  a primeira reunião preparatória para a tradicional Festa da Padroeira de Ceará-Mirim. Em breve mais detalhes.

 

QSL, CÂMBIO!

Juscelino Marques foi eleito presidente do Clube de Rádio Amadores de Ceará-Mirim. Seu mandato terá duração de dois anos. A posse será em outubro e  brevemente serão conhecidos os nomes que irão compor a nova diretoria.

 

VAMPIROS

O ator, diretor, escritor e produtor teatral em Ceará-Mirim Múcio Vicente anuncia para breve nova temporada de sua peça A CASA DOS VAMPIROS. Espetáculo foi recentemente premiado e a grande sensação do Festival de Teatro em São Gonçalo do Amarante.

 

ROBERTO CARLOS

O “Rei” completará cinqüenta anos de carreira artística em 2009. Está sendo programado um show comemorativo para abril no estádio do Maracanã / Rio de Janeiro. Detalhes no “Jovem Guarda Especial” levado ao ar nas manhãs de domingo pela 87 FM de Ceará-Mirim. Em virtude das eleições municipais,  no dia 05 o programa não será apresentado.

 

OUTUBRO

Chega o décimo mês do ano e o Blog CHAMINÉ continuará com suas postagens semanais, atualizando dias 06; 13; 20 e 27, ou no PLANTÃO,  quando um fato extraordinário merecer destaque. São ainda atualizadas constantemente as MENSAGENS RECEBIDAS e comentários postados pelos web-leitores.

 

POLÍTICA 1

Intensa movimentação político-partidária aconteceu noite do domingo em Ceará-Mirim. As coligações que apóiam candidaturas de Antônio Peixoto e Fabrício Gaspar a prefeito do município, realizaram manifestações pelas ruas da cidade até o horário permitido pela justiça eleitoral.

 

POLÍTICA 2

Li dia desses no Blog de Ricardo Sobral e guardei: No Brasil não se faz política baseada em princípios ideológicos e em programas partidários, o adversário de hoje é o correligionário de amanhã, ou vice-e-versa.  Por tudo isso eu digo: escolha seu candidato; vote em quem achar melhor; participe da campanha; seja irreverente; brinque; faça sua festa; deixe aflorarem suas emoções: cante, grite, sorria, chore; seja sério na escolha e seja cidadão de verdade. Você tem direito a tudo isso e muito mais; só não tem direito a brigar por candidatos; os quais, dificilmente, vão cumprir dez por cento do que prometeram na campanha. De modo que não se deve ir com muita sede ao pote”. 

 

 

POLÍTICA 3

Torcemos para que  o pleito  em Ceará-Mirim ocorra em clima de paz e seja qual for o resultado haja conformação dos que não alcançarem êxito. O titular do Blog estará em Mossoró, onde tem domicílio eleitoral, a partir da sexta-feira 03, retornando na segunda dia 06, quando atualizará esta mídia espontânea e independente. Inté mais vê.

 

 

COMUNICADO

O gerenciador de sistema do Blog não está  dando  acesso à configuração para atualizar ou retirar os banners publicados ao lado. Caso persista em breve mudaremos de provedor.

 

Escrito por Chaminé às 00h26
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

BANDA RESTAURAÇÃO

FAZ “TOURNÉE” EM CEARÁ-MIRIM

 

 

            No mês de outubro, duas apresentações da Banda Restauração (Natal) acontecerão em Ceará-Mirim. A primeira, nesta sexta-feira dia 03, as 20h00 na Festa de São Francisco. A segunda dia 12,  ao cair da tarde, por ocasião da abertura dos festejos alusivos aos 25 anos de criação da Comunidade de São Geraldo.

            Um dos vocalistas é o cearamirinense Washington Luiz, filho do saudoso casal Zé Pereira/Lúcia. A BR - Banda RESTAURAÇÃO tem 4anos de existência e foi criada  em preparação para a festa da Padroeira Nossa Senhora  de Fátima (Bairro Parque das Dunas/Natal) no mês  abril de 2004. Da primeira formação,  atualmente há apenas 4 componentes:  Junior (violão) é o coordenador; Marcleide (vocais); Naldo (teclado) e Auzair (baixo); os novos componentes estão a menos de um ano na banda, por ordem de chegada: Wagner (guitarra); Washington e Jailza (vocais) e Cristian (bateria). Estes novos integrantes vieram somar com os percussionistas Hudson e Anderson este último cursa faculdade em Mossoró/Rn.

            A Banda RESTAURAÇÃO  tem um repertório bastante eclético que une o Axé, Pop Rock e Adoração.  Recentemente a Banda  recebeu convite  do grupo da Casa Rainha da Paz da Renovação Carismática Católica da capital  e todas as segundas feiras  exerce esse ministério no grupo. A banda RESTAURAÇÃO tem comunidade no orkut, quem quiser pode participar. Em breve terá o seu próprio site.

 

Escrito por Chaminé às 00h21
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

LETRAS REAIS

O SEBO QUE VAI ATÉ VOCÊ.

Você já conhece Francisco Martins Alves Neto, o escritor, que através deste blog e do  e-mail letrasreais@hotmail.com, faz chegar até sua caixa postal as crônicas, contos, poesias e outros textos por ele criados.

Chiquinho, como é carinhosamente tratado por alguns,  é um batalhador pela cultura. Gosta de ler e ver outras pessoas também tendo acesso à leitura. Ele sabe que livros não são baratos. Em média um bom livro custa em torno de R$ 40.00 (quarenta reais).

Pensando em você ele criou o Sebo Letras Reais, que atenderá através do e-mail maisvendidos_livros@yahoo.com.br, podendo também ir pessoalmente até você.

  Veja abaixo como você poderá ter mais acesso aos melhores livros vendidos no país,  consequentemente mais cultura, e  desta forma ajudá-lo a editar seus livros inéditos, pois sempre que comprar um livro através do Sebo Letras Reais você é colaborador das futuras edições do escritor Francisco Martins Alves Neto.

Contando com você e sua divulgação deste trabalho,  acreditamos na força multiplicadora.

Atenciosamente

Geraldo Vandro Confessor

Gerente de Vendas do Sebo Letras Reais

 

SEBO LETRAS REAIS

SAIBA MAIS:

-Que livros são vendidos  através do Sebo Letras Reais?

*Todos os 30 títulos que semanalmente estão sendo divulgados na Revista Veja –  Os mais vendidos do país.

-E se eu desejar um livro que não esteja na lista dos mais vendidos?

*Neste caso você entra em contato conosco que iremos procurar o livro para você e informá-lo sobre o preço e as formas de pagamento.

-Quais as modalidades de compra?

*Você pode comprar à vista com desconto de até 15% (quinze porcento) ou parcelado, neste caso o preço será o mesmo das livrarias convencionais.  Com uma diferença, aqui você pode parcelar a compra a partir de um único livro em duas vezes, com 50% de entrada e o restante para 30 dias,  independente do valor da compra. O que dificilmente  as livrarias  fará com você.

-Qual o prazo para entrega?

*Até  três dias úteis a partir da data do pedido. O pagamento dar-se-á na entrega do produto.

-Caso eu não possa comprar à vista nem parcelado, terei outra opção?

*Sim. O Sebo Letras Reais pensou num modo acessível para atender também este público. Neste caso  convidamos a conhecer o Banco de Cultura Letras Reais.

-Como funciona o Banco de Cultura Letras Reais?

*Muito simples. Você se escreve, escolhe o livro que deseja adquirir e paga o valor do livro em  três  parcelas iguais. Com uma taxa de administração no valor de 10% (dez porcento)..

-Quantas pessoas formam o grupo para o sorteio?

*15 pessoas

-Quanto tempo vai demorar para eu ser sorteado?

*Após o fechamento do grupo (15 pessoas), haverá  o sorteio onde 8 pessoas serão contempladas e no mês seguinte o restante. Portanto o tempo máximo de espera será de 60 dias.

-Como faço meu pedido?

*Através do e-mail maisvendidos_livros@yahoo.com.br ou pelo telefones

Francisco Martins Alves Neto – 9178 0954

Geraldo Vandro Confessor – 9175 5110

 

Escrito por Chaminé às 00h16
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

DOCE SHOW DA MINHA TERRA

            Coroado de êxito mais um evento com a marca Shygeak Souza. O músico cearamirinense recebeu um bom público no último sábado no Centro Esportivo e Cultural e juntamente com sua banda mostrou ótima performance nos mais variados ritmos: da Jovem Guarda ao caribenho, passando, é claro, pela MPB. Parabéns ao Shygeak e Equipe. A seguir alguns clicks da festa, numa cortesia da colaboradora Sylvana Marques, a quem agradecemos.

Escrito por Chaminé às 00h10
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

DESABAFO

Carlos Magnus da Costa de Souza

            Quando começa a Campanha Política, na maioria das vezes todos começam com  discurso de que não irão tratar os opositores com agressões. Só que, com o passar dos dias, eles esquecem as afabilidades e começam os ataques pessoais. As promessas são esquecidas e as agressões são evidentes. Com  relação a campanha  em Ceará-Mirim fica claro isto. É uma pena que nosso dinheiro seja jogado no "ralo" pelos que se dizem "políticos". Estou decepcionado!!! Como acreditar nas propostas deles se não demonstram interesse em apresentá-las? Eles são, em sua maioria, barulhentos, mal-educados, desrespeitam nossa privacidade, mentirosos; e, infelizmente, são por muitos de nós elogiados. É um desrespeito à nossa boa-vontade. Espero que algum dia os "políticos" deste País se tornem verdadeiros POLÍTICOS. Shalom!!! Carlos Magnus da Costa de Souza – via e-mail.

 

Escrito por Chaminé às 00h02
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

25/09/2008


HUGO

Quero parabenizar toda diretoria da E.E. Imaculada Conceição pelas homenagens das feras do passado do esporte cearamirinense, principalmente do Handball o que está faltando hoje é apoio, falta de responsabilidade social. Hugo Ferreira Ramalho | atletismo.ascorvale@yahoo.com.br 

 

SYLVANA

A foto-reflexão (postagem de 22/09) está simplesmente maravilhosa! Eu sou apaixonada por animais e achei muito txutxuquinha rsssss "A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem". Arthur Schopenhauer / Sylvana K. Marques 

 

 

IRAN COSTA

Quero primeiro parabenizar a Escola Estadual Imaculada Conceiçao, antigo Instituto Imaculada Conceição, onde tive o prazer de terminar meu primário. Parabéns aos que fazem esta escola, pela iniciativa de imortalizar os que fizeram muito pelo esporte de Ceará-Mirim. A Maria José, me associo pela lembrança dos áureos tempos do handebol na terrinha. Para somar aos nomes citados por Maria José, lembremo-nos dos grandes técnicos e precusores da modalidade em CM: Profº Izulamar, Zé Walter, silvino, Luciano, Santana...foi um tempo que teremos fazer voltá-lo. A E. E. Barão do Ceará-Mirim, na sua II Semana de Conhecimentos, também homenageou os ex atletas de Ceará-Mirim. Foi outro momento rico para as novas gerações conhecerem um pouco quem defendeu as cores de Ceará-Mirim, seja no clube ou nas seleções de futebol, futsal, volei, handebol...Há um sentimento de mudanças e valorização dos que fizeram história na cidade do verdes canaviais. Parabéns ao blog chamine! Iran Costa | iranfarol@hotmail.com | 

 

FRANCISCO MARTINS

Criei um fotolog, endereço abaixo. Se vcs puderem visitem.  É um album destinado a colocar fotos, um pouco de texto (frases de livros lidos, poesias e pensamentos). Creio que vão gostar. Abraços  Francisco Martins Alves Neto

http://www.fotolog.com/letrasreais

 

 

MAZÉ

Olá pessoal! Primeiro,quero parabenizar o blog.Ele está lindo e possui uma maneira inteligente de levar informação tanto para os moradores como para as pessoas que moram fora de Ceará Mirim que não esquecem essa terra.Ninguém gosta mais de Ceará Mirim do que eu.Faz 21 anos que moro em outro estado mas quase todos os anos viajo de férias para rever minha família e amigos. Adorei esse tema que homenageia as pessoas ligadas ao esporte e os atletas do passado.Ver o nome da minha amiga Lúcia Neri citado como uma das homenageadas foi emocionante.Ela,além de ter sido minha companheira em quadra, em jogos lindos e gratificantes,é uma amiga que admiro muito.É uma pessoa maravilhosa e na quadra possuía um dos arremessos mais fortes.Fazia gols belíssimos,ela foi fantástica.Outra que não dá pra esquecer foi a Sônia.Nossa!Ninguém conseguia segurar essa menina.Autora de belos gols, ela é inesquecível. Realmente Ceará Mirim teve nos anos 80 os(as) melhores atletas e melhores times de Handball.
Maria José | melofofa@bol.com.br | 

 

MAZÉ 2

Se for pra citar nomes de todos vai faltar espaço.Mas lembro mto da minha grande amiga Djanira Lucas,Dalva,Irene,Aninha Figueiredo e muitas outras...Todas jogavam maravilhosamente bem!!! Lembro também dos meninos Cláudio Soares Júnior,Branco,Casquinha,Albério,Bil,Pedrinho e outros...A seleção masculina era show!Eita time bom!Dava gosto de assistir... Espero que Ceará Mirim não deixe o esporte morrer,principalmente o Handball. Aproveito o momento pra pedir que as comunidades, os dirigentes das escolas, futuros prefeitos e vereadores não deixem o Ginásio de Esportes se acabar. Nossa!Em dezembro 2006 e janeiro 2007 passei férias aí,visitei o ginásio e fiquei horrorizada com o que  vi. Poxa! Vamos manter o que temos pois é mais fácil e barato manutenção do que a construção de outro. Já que Ceará Mirim infelizmente não evoluiu e cresceu. Espero que um dia C.M. se desenvolva, evolua e encontre pessoas que ajudem e contribuam para o seu crescimento... Amo essa terra!Parabéns Escola Imaculada Conceição! Vcs tiveram uma atitude brilhante.MariaJosé | melofofa@bol.com.br 

 

 

 

CARLOS

Parabéns, Carla Martins. Lembrar-se da Bíblia é está bem próximo de Deus. Ler a Bíblia é estar com Deus. Shalom!!! Carlos Magnus da Costa de Souza | carlosmcsouza3@gmail.com | 

 

* * *

O Blog agradece a Hugo, Sylvana, Iran Costa, Francisco Martins, Maria José e Carlos Magnus pelas mensagens. Escreva você também. Utilize o espaço para comentários no rodapé das postagens ou nosso e-mail: chamineh@bol.com.br

Escrito por Chaminé às 09h36
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

22/09/2008


JOGOS INTERNOS

 

por Eliel Silva

 

 

Quem esteve  domingo a noite no Ginásio de Esporte Aderson Elói de Almeida em Ceará-Mirim vivenciou momentos de nostalgia e saudades. A programação esportiva e cultural na abertura dos I Jogos Internos da Escola Estadual Imaculada Conceição teve como tema: Atletas de Ceará-Mirim - ontem e hoje. Na oportunidade foram homenageadas várias personalidades  ligadas ao esporte da cidade como: (in memorian) professor Izulamar Costa, Irimar Costa, João Bosco, Vanzinho, Luciano Flávio (entre outros), ex-atletas: Sônia, Auxiliadora Barros, Marise, Lúcia Neri, entre outras... Apesar de simples, a cerimônia foi muito bonita e contou com a presença dos pais dos alunos e de familiares dos homenageados. Foi lamentável porém, a ausência de diretores das escolas e órgãos responsáveis pela educação em Ceará-Mirim que, mesmo convidados, deram prioridade a outros eventos (a política, talvez). E assim, mais uma vez a educação ficou em segundo plano... De parabéns estão a direção, professores, funcionários e alunos da conceituada escola. Na próxima semana estarei no Chaminé com a coluna “O Som do Vale”.   Eliel Silva.

Escrito por Chaminé às 15h06
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

RINGUE

Nesta quinta-feira 25 o Ginásio de Esportes Aderson Elói de Almeida em Ceará-Mirim será palco de lutas marciais em evento com estrutura especial. Participação do DJ Lobo Mau e outras atrações.

 

SHYGEAK E BANDA

O evento "Doce show da minha terra" acontece neste sábado 27 no Centro Esportivo e Cultural de Ceará-Mirim a partir das 21h00. Shygeak promete uma boa música em vários estilos, a partir da Jovem Guarda, passando pela MPB chegando ao ritmo caribenho. Ao lado de sua banda, tocará para dança.  Mesas e individuais continuam à venda. Informações: 8893.5815.

 

BANDA RESTAURAÇÃO

Uma das atrações da Festa de São Geraldo Majella em Ceará-Mirim este ano é a Banda Restauração,  de Natal. Um dos vocalistas é o cearamirinense Washington Luiz, filho do saudoso Zé Pereira.

 

 

TEATRO

Um bom público prestigiou as apresentações da Caravana Oi Sertão de Teatro em Ceará-Mirim. Grande estrutura de palco, sonorização, iluminação e platéia foi montada no Largo Frei Damião. Espetáculo de encerramento aconteceu as 17 horas do domingo com as dependências totalmente lotadas.

 

 

JOSÉ ALDO

O Missionário leigo e radialista  José Aldo, no momento em tratamento de saúde, entra na blogosfera. O programa que apresentava na 106 FM de Ceará-Mirim  também tornou-se blog. Acesse: http://programamomentosdereflexao.blogspot.com

 

SYLVANA

A incansável Sylvana Kelly continua a todo vapor em seu blog http://sylkellydecor.blogspot.com . Futuramente a experiência em decoração da carioca naturalizada cearamirinense vai se tornar livro. Ao sucesso!

 

ROBERTO CARLOS

Dia 12 de outubro o programa JOVEM GUARDA (Rádio 87 FM de Ceará-Mirim) estréia novo quadro com participação de fãs cearamirinenses de Roberto Carlos. Em depoimento eles destacarão sua música preferida do “Rei”. O primeiro a gravar participação foi o professor e jornalista Iran Costa. A produção é de Eliel Silva.

 

TELEVISÃO 1

O canal MTV Brasil está com sinal liberado na parabólica e a TV Senado passa a ser canal aberto 52  no RN através de UHF.

 

TELEVISÃO 2

Sidney Magal assinou contrato com a Band. O cantor será o professor no novo humorístico da emissora: Uma Escolinha Muito Louca. O programa contará com cerca de 20 humoristas, alguns desconhecidos do grande público. Estréia em outubro.

 

TELEVISÃO 3

“No Coração do Brasil”, programa apresentado por Luiz Datena, na Band manda sua equipe ao RN esta semana. As gravações iniciam por Pipa, mostrará depois o passeio de buggy pelo litoral norte, as dunas de Jenipabú, dromedários, lagoa de Pitangui, ski-bunda e o aero-bunda. Em Natal estará  no morro do Careca,  via costeira,  Forte dos Reis Magos,  Ribeira, no corredor cultural, no centro e vai ainda à Barreira do Inferno. Será exibido em outubro.

 

CURIOSIDADE 

Para descobrir o número de seu calçado basta medir o tamanho do seu pé e depois dividir por 0,66. Ex: se o seu pé mede 25 cm, você divide 25 por 0,66, o que dará 37,8. Você então arredonda para o 38. Você sabia?

 

PARABÉNS!

Web leitores que fazem aniversário natalício esta semana: 21 – Irmã Terezinha (Colégio de Santa Águeda);  24 – Fagner Araújo;    26 – Adriano Israel. Felicidades!

FOTO-REFLEXÃO: 

Circula na internet.

Escrito por Chaminé às 15h04
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

A SEGURANÇA PRIVADA

Sebastião dono de um pequeno mercadinho, situado em um bairro da periferia, numa destas cidades que pode ser considerada em expansão e desenvolvimento, posto que o progresso chegou trazendo com ele a violência urbana.

Tião como é conhecido já foi assaltado várias vezes, no último mês foram mais de cinco vezes. A situação estava insuportável, a polícia nunca conseguia prender os ladrões e dificilmente fazia rondas naquelas imediações. Ele resolveu procurar a delegacia e falar pessoalmente com o gestor da polícia militar, sobre a vulnerabilidade que vivia seu comércio e seus empregados.

            __Olá, meu nome é Sebastião, sou comerciante, tenho um mercadinho onde emprego algumas pessoas desta cidade. Estou aqui para falar com o senhor sobre os constantes assaltos que acontecem por lá. O que o senhor pode fazer por mim?

            O militar que o ouvia, trajava uma farda escura, que se assemelhava ao seu caráter. Este olhou para o cidadão que estava procurando a garantia dos seus direitos e falou:

            __Veja bem senhor Sebastião, a polícia tem  um contingente pequeno, são poucos homens para atender muitas chamadas, ademais possuímos poucas viaturas e tudo isto são as causas pelas quais não podemos estar presentes no local e hora certa.

            __Então quer dizer que enquanto cidadão, que pago meus impostos (IPTU, ICMS, Alvará de Funcionamento, Encargos Trabalhistas, entre outros) estou fadado a continuar colecionando boletins de ocorrências?

            O militar que já ouviu outras conversas iguais a esta, não perdeu tempo e foi direto:

            __Grande Sebastião, ou melhor, Tião, eu tenho a solução para o seu problema. É um plano de segurança “privada” que posso oferecer em troca de pequenas doações.

            Sebastião ouvia com atenção, embora em seu íntimo não estivesse recebendo aquela proposta como decente e legal. O militar continuou:

            __Eu mandarei os homens (policiais) passarem por lá, todo dia, principalmente nos horários mais críticos. Eles ficarão alguns minutos parados diante do seu comercio. Está bom assim?

            __E o que eu contribuo em troca? Perguntou Sebastião.

            __Duas cestas básicas por semana já é uma doação significativa.

            Sebastião concordou e saiu da delegacia p da vida. Aquilo era um absurdo. Mas ela já sabia que a segurança “privada” que funcionava usando a máquina do Estado tinha este preço, outros comerciantes também participavam.

            Realmente os assaltantes sumiram, parecia até coisa combinada. Mas os policiais que estavam lá todos os dias, levavam também um quilo de açúcar, cereais., pão, manteiga, queijos, bebidas e outras coisas mais, além das cestas básicas que estavam acordadas no contrato verbal.

            Sebastião contabilizava tudo. Estava ficando caro, muito caro, aquela segurança “privada”, e a gota d`água que fez o balde de sua paciência transbordar, foi quando o militar ligou e falou:

            __Tião vou mandar um cabra meu passar por aí e pegar algumas coisinhas para o meu veraneio.

            Sebastião sentiu um frio correndo pela espinha. Ele quase que sofre um ataque cardíaco. Algumas “coisinhas” foram nada mais nada menos que quinhentos reais de gêneros alimentícios e bebidas. Ligou para o militar e falou:

            __Estou me desligando do plano da segurança “privada”, não tenho condições de continuar.

            __Beleza! Valeu.

            Dois dias depois, o Mercadinho São Sebastião estava sendo assaltado. E Tião com um largo sorriso e feliz da vida entregava um pouco do dinheiro aos bandidos, enquanto falava.

            __Voltem sempre, vocês me deixam viver!

 

 

Escrito por Chaminé às 15h02
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

AVE ! MESTRE TIÃO!!!

por Gibson Machado

"Seu" Tião do Congo

Em 2006 o CANAL FUTURA criou um programa chamado: “A beleza do meu lugar”. Para a sua execução foram selecionados 16 personagens da cultura popular do Rio Grande do Norte, dentre esses, o Mestre Tião, do Congo de Guerra – Comunidade de Tabuão (Ceará-Mirim). No final daquele ano  as filmagens foram realizadas na própria comunidade de Tabuão, da qual tive a honra de participar como colaborador do Canal. O documentário ficou pronto no início de 2007 e em julho de 2008 fomos informados que ele tinha sido selecionado para concorrer no 19º Festival de Curtas de São Paulo. Como disse Ana Amélia, mobilizadora do Canal, “a indicação já é um belo presente.” Entre tantos programas do Canal Futura, o do Mestre Tião  ter sido o escolhido - foi fantástico!!!. Fico muito feliz por tudo isso, porque tive participação direta nessa conquista, foram 10 anos de pesquisas lutando pelo reconhecimento da cultura popular  em nossa terra e lá fora. Este trabalho atualmente está sendo assistido no Brasil e em diversos países.  Em função disso, o Grupo do Projeto Vernáculo, realizou outro documentário com o Mestre Tião e o Mestre José Baracho, ambos do Congo, e tudo indica que será um forte concorrente à prêmios no próximo ano.  Parabéns aos mestres e àqueles que acreditaram que é possível promover, difundir, valorizar, fortalecer e, principalmente, preservar nossos valores artísticos e culturais.

 

Escrito por Chaminé às 08h31
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

15/09/2008


VLOCK

O cearamirinense Marcos Ramalho comunicando a participação de sua grife VLOCK no desfile desta terça-feira (16) as 8 da noite na programação do Natal Fashion Week. Evento acontece no Natal Shopping. Mais informações pelo fone 3234.3623. Votos de pleno êxito.

 

LIVROS

Na sua passagem por Ceará-Mirim Francisco Martins Alves Neto nos presenteou com duas excelentes obras de Nelson Patriota: “Um gosto amargo de fim” e “Uma canção ao entardecer”. Nossa gratidão ao escritor, consultor literário e titular da coluna VALE DAS LETRAS.

 

PELEJAS DE OJUARA

Depois de passar noventa dias respirando ares europeus, aterrisa na terrinha o artista plástico Fábio de Ojuara. Boas vindas do Blog.

 

 

NOVO BLOG

Entrando na blogosfera a cearamirinense antenada Jhancy Richelm. Notícia, informação e interatividade em seu Blog www.jhancyrichelm.zip.net  . Ao sucesso!

 

MAÇONARIA

Esta segunda-feira 15/09 marca o 21º aniversário de fundação da Loja Maçônica Princesa dos Canaviais de Ceará-Mirim. As comemorações aconteceram no último sábado com uma Sessão Magna Branca realizada na Estação Cultual Dr. Roberto Varela. O historiador Franklin Marinho fez palestra sobre Ceará-Mirim e seus 150 anos. Após a solenidade o atual Venerável Mestre da Loja  Antônio Inácio de Souza recepcionou os convidados com um coquetel.

 

ELEIÇÕES

É bom lembrar que para ter acesso as secções eleitorais no dia 05 de outubro o eleitor deverá estar portando, além do título, um documento de identificação com fotografia. Em Ceará-Mirim os mesários voluntários e convocados para trabalhar no pleito passam por treinamento.

 

 

HONESTIDADE

Na última sexta-feira perdi meu celular. No domingo a noite uma ligação para o número do celular da minha esposa informava que o havia deixado  por esquecimento numa banca de jornais, enquanto aguardava o ônibus próximo a faculdade. O funcionário do local guardara o aparelho.

 

ANIVERSARIANTES

Web-leitores que fazem aniversário natalício esta semana: 16 (terça-feira): Cristina Correia e 18 (quinta): Aldeir Aquino. Parabéns do Blog!

 

MANUTENÇÃO?

Os sites da Prefeitura de Ceará-Mirim e da Câmara Municipal estão fora do ar.

 

JOVEM GUARDA

A boa música dos anos sessenta e os clássicos do Rei Roberto Carlos todos os domingos a partir das 8 da manhã na Rádio 87 FM de Ceará-Mirim.

 

BARONESA

Em Salvador-BA está sendo realizado o Encontro Brasil/Portugal  relembrando a migração da família real para o Brasil. Uma das atrações é um desfile representando cada Estado da federação. Pelo RN participa o Clube da Maior Idade de Natal e sua presidente Ana Maria de Farias desfilará caracterizada de Bernarda Varela Dantas do Nascimento, que vem a ser a Baronesa de Ceará-Mirim.

 

PESQUISA

O torcedor símbolo do ABC em Ceará-Mirim, João André, ficou eufórico com o resultado da Pesquisa Start que apontou o “mais querido” como o time de maior torcida no estado do RN. O resultado geral foi:  ABC: 41,1%; AMÉRICA: 22,2% e ALECRIM: 3,0% . Viva o alvinegro.

 

 

 

AMÉRICA

Merece registro a goleada de 5x1 do time alvirubro em cima do Vila Nova (Goiás). Saudações alvinegras.

 

* * *

 

Setembro para os católicos é o mês da Bíblia. Em nossa caixa de mensagens chegou um texto enviado por Carla Martins, que compartilho com os

 web-leitores de Chaminé:

 

 

A BÍBLIA E O CELULAR

 


Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia do jeito que tratamos o nosso celular?
 E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso ou na bolsa?
 E se déssemos uma olhada nela várias vezes ao dia?
 E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa, no escritório...?
 E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos?
 E se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela?
 E se a déssemos de presente às crianças?
 E se a usássemos quando viajamos?
 E se lançássemos mão dela em caso de emergência?
 Mais uma coisa:
 Ao contrário do celular, a Bíblia não fica sem sinal. Ela 'pega' em qualquer lugar, não é preciso se preocupar com a falta de crédito porque Jesus já pagou a conta e os créditos não têm fim.
 E o melhor de tudo: não cai a ligação e a carga da bateria é para toda a vida.
 'Buscai ao Senhor enquanto se pode achar,

 invocai-o enquanto está perto'! (Is 55:6)

 

Colaboração de Carla Martins

 

Escrito por Chaminé às 15h04
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

CORRUPÇÃO: MAL MORAL E ÉTICO

Hoje é comum sair nos noticiários da Mídia muitos assuntos ligados à Corrupção e que mesmo sendo denunciadas, na maioria das vezes, as denúncias feitas são levadas ao Poder Público; e, depois de apuradas os corruptores conseguem de alguma forma burlar o Judiciário e nos deixam com a sensação de impunidade. Infelizmente, isto é como fica nas conversas cotidianas do nosso dia-a-dia; é o sentimento de que não há a devida atenção e de que pouco se pode fazer na punição de quem se deixa levar por este procedimento tão nefasto e obscuro que existe na nossa Sociedade. A Corrupção não está só no fato de subtrair de alguém; Ela nos rouba a  Consciência de sermos Justos com nós mesmos. Ela está presente em todas as atitudes que fazemos e que trazem prejuízos, mesmo os menores. Ela subtrai a nossa Moral e rouba todos os bons ensinamentos que aprendemos com as pessoas de boa índole.  Mas, então como poderemos combater este Mal que consegue minar a Consciência e também a dignidade de muitos, sejam eles os corruptos ou os corrompidos? Um Ensinamento muito antigo contido na Cabala e em muitos Livros das Religiões, entre Eles a Bíblia, o Corão entre outros, mostram que tudo que tiramos das outras pessoas desonestamente, isto será de alguma forma ou de outra tirada de quem agir assim. Buda, Jesus Cristo, Maomé entre outros, são exemplos de que a Honestidade é o melhor Caminho para sermos Justos com tudo que nos rodeia. A corrupção destrói sonhos, transforma pessoas em simples trapos humanos, leva muitos jovens ao crime, às drogas e a prostituição, faz com que muitos passem fome, não tenham seus direitos garantidos, etc. No outro lado estão pessoas que agem de má fé para que, infelizmente o que foi citado acima, eles fiquem totalmente insensíveis ao sofrimento do outro. É um fato lamentável e deprimente que faz com que a sociedade não possa gerar riquezas para todos na necessidade que cada cidadão precisa para suas necessidades básicas. Qual é então a raiz da corrupção? A raiz desta nefasta ação é a de não termos a sensação de punição. Temos no nosso país uma legislação frágil quanto à aplicação das Leis. É um verdadeiro paraíso para a corrupção. Não há uma Legislação eficaz para o combate à corrupção. Infelizmente, este fato leva a não acreditarmos nas Leis deste país que pune uma mulher por ter tirado de um supermercado leite para se alimentar (está errado fazer isto, mas existe Lei que neste caso é possível fazer o que ela fez) e deixa solto um bando de corruptos que roubam a Nação, que saem milionários a custa de uma população que fica indignada, vendo a riqueza do país sendo aviltada por elementos egoístas, perversos e sem nenhum sentimento de remorso ou consideração aos outros, sem ter esperança de ver o que foi roubado ser devolvido aos cofres do Estado. É sem sombra de dúvidas a corrupção o pior mal que existe na sociedade. É uma das formas de se conseguir dos outros benefícios ilegítimos e ilegais. Dizer NÃO a qualquer investida de pessoas sem caráter que queiram nos corromper é um passo enorme para que tenhamos adquirido o senso de cidadãos honrados que tanto prima a moral e a ética. Só temos verdadeiramente aquilo que conseguimos quando o que temos é fruto do trabalho honesto e de presentes que nos dão, sem que haja a intenção de nos corromper.  O senso da Moral e da Ética é o primeiro passo para conseguirmos vencer a tentação de sermos levados tanto a corromper quanto a sermos corrompidos. É não deixarmos que as "facilidades" vençam nosso brio. Devemos nos contentar com o que temos e  almejar dignamente tudo que quisermos conseguir. Abaixo a Corrupção! Viva a Moral e a Ética! Shalom!!!

 

Escrito por Chaminé às 14h43
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

CLICK PASSADO

Homenagem do Blog aos 21 anos de fundação da Loja Maçônica Princesa dos Canaviais de Ceará-Mirim.

Sessão Magna Branca -  anos 90 no Centro Esportivo e Cultural de Ceará-Mirim, tendo como palestrante o ex-governador Cortez Pereira. Na foto ainda alguns maçons, dentre eles João Maria Bezerra.

 

Maçons, samaritanas e convidados atentos à palestra de Cortez Pereira que abordou o tema "Rio Grande do Norte e a economia agrária".

 

Ainda nos anos 90. Lançamento ritualístico da pedra fundamental do templo em Ceará-Mirim, localizado na Rua Santa Terezinha, ao lado da UNISESP. Na foto dois fundadores da Loja Princesa dos Canaviais: Ubaldo Bezerra de Melo Júnior e Calabar Medeiros.

 

* * *

Click Presente

Sylvana Marques nos envia fotos da recente festa DE VOLTA AOS ANOS 60 na Fazenda São João/Ceará-Mirim.

Geração quatro ponto zero marcou presença.

 

A nova geração também.

 

A Orquestra LOS MANOS animou a festa.

 

 

Escrito por Chaminé às 09h11
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

08/09/2008


 

* * *

REGISTRO

Os vigários paroquiais de Ceará-Mirim, padres Francisco de Assis e Francisco Franklin celebram  aniversário de ordenação sacerdotal. O primeiro foi ordenado dia 13/09/1987 (11 anos) e o segundo dia 14/09/2007 (1º ano). Para marcar as datas,  uma celebração eucarística será realizada neste domingo dia 14 as quatro horas da tarde na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.  Parabéns do Blog aos dois sacerdotes.  

 

ANIVERSARIANTE DA SEMANA

Neste 11 de setembro faz aniversário natalício o web-leitor e vigário paroquial de Ceará-Mirim Padre Francisco de Assis de Melo Barbosa. Padre Assis nasceu dia 11.09.1969 em Afonso Bezerra/RN. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 13.09.1997 na Catedral Metropolitana /Natal.  No dia 07 do mês seguinte chegou a Ceará-Mirim onde permanece. Parabéns do Blog. Os amigos e paroquianos podem cumprimentá-lo pelo e-mail: fassismelo@uol.com.br .

* * *

MENSAGENS RECEBIDAS

 

CYNARA

NESTE SÁBADO (13/09) NO CANA VERDE BAR , apartir das 22:00 hrs CRISTINA DE HOLANDA E KELLY VANGES  - Mesa : 20,00 Reservas e Informações com Elda – Fones:  88551266 ou 99726727.VENHAM PARTICIPAR - CYNARA LÚCIA !

 

 

CLAUDEMIR

Francisco Neto, você sempre falando de coisas certas nos momentos certos, realmente quem quer vai em busca e consegue!!! Claudemir Chiaratti 

 

LUIZ

Amigo Edvaldo gostaria que Dr. Paulo Roberto França estivesse mais um tempinho para o “Papo do Mês”, pois cada história é muito hilária, ele tem uma imaginação das boas. Luiz Antonio Brandão

 

MARCÍLIO

Edvaldo, muito obrigado pela lembrança do meu aniversário!!! Abração
Marcílio de M. Dantas Júnior. 

 

CARLOS

Neto, parabéns pelo Artigo. A leitura é essencial para alguém conseguir conquistar o que se deseja. Li certa vez isto num marca texto: quem não lê: não fala,não ouve e não vê. Fico perplexo ao ver que uma boa parte dos jovens não estão nem aí para os estudos. Mas, é no estudo que, a princípio possa ser "chato", com o passar dos Tempos nos Liberta. Gostar de ler e ler bons Livros faz a diferença na hora de se conseguir bons resultados nos concursos que temos pelo Brasil. Um Forte Abraço!!! Carlos Magnus da Costa de Souza


SYLVANA

Está super engraçadinho,(Ontem e Hoje – Postagem do dia 1º/09) é uma homenagem. Na vida vale criatividade e senso de humor,eu cabeçudinnha aí esta um barato,isso pq vc não viu umas fotos minhas com aquelas maria chiquinhas,era horrível. Muito Obrigada pelo seu carinho. Beijos Sylvana K. Marques.

 

FCO. BATISTA

Edvaldo Morais, meus parabéns pelo  seu trabalho no blog, você que é uma pessoa de respeito e trata de  maneira igual a todos. Parabéns. Continue assim como voce é... FRANCISCO BATISTA 

 

OUTRAS...

A web leitora Ionara Basílio nos enviou um texto para publicação que chegou incompleto. Solicitamos retransmitir para o e-mail chamineh@bol.com.br . Quanto ao leitor que se identificou sob o pseudônimo “Tô de olho”, informamos que o blog não publica comentários políticos partidários, principalmente  sem identificação correta e comprovada do remetente.

 

 

O Blog agradece a todos que enviaram mensagens durante a semana. Mande seu recado.

Nosso e-mail: chamineh@bol.com.br

* * *

DICA

Revista Papangu

* * *

 

Escrito por Chaminé às 10h15
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

TEATRO

A Companhia Louc´arte de Ceará-Mirim (leia-se Múcio Vicente) em recente festival de teatro na cidade de São Gonçalo do Amarante recebeu quatro prêmios:  Melhor ator, Melhor espetáculo, Melhor figurino e Melhor maquiagem.   Parabéns do Blog ao Múcio e seu elenco.

 

SÉTIMO DIA I

Grande número de fiéis, em especial serventuários da justiça de Ceará-Mirim, marcou presença  tarde do último sábado na Igreja Matriz da cidade para participar da missa de 7º dia em sufrágio da alma de Dra. Izautina Lopes Ricardo Medeiros.

 

SÉTIMO DIA II

Momentos de orações, reflexões e emoções. Ao final da liturgia, presidida pelo Padre Assis Melo,  foram prestadas homenagens à Dra. Izautina pelo  seu genro, advogado Dr. Pedro Simões, sua irmã Lúcia Rocha e Juíza Dra. Maria Zeneide. Enquanto o coral  entoava o canto final, um telão mostrava slides de alguns momentos marcantes da saudosa homenageada.

 

TELEFONE

Pelo segundo final de semana consecutivo boa parte do Conjunto Novos Tempos em Ceará-Mirim ficou com telefones fixos mudos. Extra-oficialmente sabe-se que mais uma vez surrupiaram cabos telefônicos da área. Como nossa Internet é discada, houve atraso na atualização do Blog.

 

EVANGÉLICOS

Fiéis da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Ceará-Mirim farão caravanas destinadas ao Estádio Machadão em Natal no próximo dia 20. É a festa de comemoração dos 90 anos de fundação no Rio Grande do Norte daquela instituição religiosa.

 

SHYGEAK

O músico  Shygeak Sérgio promove dia 27 próximo nas dependências do Centro Esportivo e Cultural de Ceará-Mirim evento denominado “Doce Show de minha terra”. A festa homenageia sua cidade natal pela passagem do sesquicentenário de  emancipação política. Shygeak apresenta-se com sua banda. Informações sobre Mesas e ingressos individuais  pelo fone: 8893.5815.

 

CHAMINÉ

Nosso blog foi indicado na conceituada coluna “De olho na Mídia”, escrita pelo jornalista Túlio Ratto no Jornal “O Mossoroense” edição deste domingo. Confira na versão “on line” pelo  link : http://www2.uol.com.br/omossoroense/mudanca/conteudo/deolho.htm . Túlio, com maestria, substitui interinamente Gilson Cardoso.

 

LETRAS REAIS

O escritor e consultor literário Francisco Martins Alves Neto estará em Ceará-Mirim nesta terça-feira e fará palestra para alunos da Escola Estadual Enéas Cavalcante a partir das 14h00. Boas vindas ao colaborador do Blog.

 

COURO

Votos de pleno êxito à Francisca Amália (esposa de De Assis da CEF/Ceará-Mirim) pelo empreendimento comercial COURO E COMPLEMENTOS no Shopping Via Direta. Ao sucesso!

 

JOVEM GUARDA

A “Noite dos anos 60”  realizada no último sábado pela família Oliveira na Fazenda São João (Ceará-Mirim) reuniu a geração quatro ponto zero da terrinha e convidados.  Tremendões e ternurinhas, na maioria vestidos a caráter,  fizeram a festa ao som da brilhante orquestra LOS MANOS  até raiar o “independence day”. Parabéns aos “Oliveiras” pela organização deste evento que não necessita de divulgação. É casa cheia.

 

 

ERA DIGITAL

Brevemente Ceará-Mirim contará com mais uma prestadora de serviços na área de filmagem em geral  e edição de imagens. Denominada de ERA DIGITAL terá a frente o polivalente Adriano Israel. Mais informações: 8821.0975.

 

Escrito por Chaminé às 10h09
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

SÉRIE MOLDURA

 

Aplaudimos hoje um educador de sucesso em Ceará-Mirim: Fabiano Moreira. Titular do Curso Decisivo,  que a cada ano se consolida mais,  aprovando alunos em cursos e concursos.

 

Escrito por Chaminé às 09h59
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

 

 

O Brasil-Brega recebeu com pesar, semana que passou a notícia da morte do cantor Waldick Soriano, aos 75 anos de idade. Eliel Silva nos conta que um dos seus maiores sucessos: “Eu não sou cachorro não” teve origem a partir de um fato ocorrido em Natal. Por ocasião de uma de suas apresentações em nossa capital, o cantor atrasou sua chegada, gerando certo constrangimento para o contratante, que ao receber Waldick no aeroporto, com indignação soltou o verbo e finalizou dizendo: “- eu não sou cachorro não”. Sem perder o bom humor o homem do chapéu disse: taí um bom título para uma música. Não deu outra, conseguiu a canção que logo “estourou” nas paradas de sucesso.

BIOGRAFIA

Eurípedes Waldick Soriano  foi um cantor e compositor brasileiro, ícone da música classificada como brega. Nascido em Caetité na Bahia aos 13 de maio de 1933,  filho de Manuel Sebastião Soriano, comerciante de ametistas no distrito de Brejinho das Ametistas, em sua cidade natal. Fato marcante de sua infância foi o abandono do lar pela mãe, a quem era muito apegado. Em Caetité viveu sua juventude, sempre boêmia, até um incidente num clube local, que o fez buscar o destino fora da cidade. Desde muito novo era um inveterado namorador e aventureiro e, seguindo o caminho de muitos sertanejos, foi tentar a vida em São Paulo. Antes de ingressar na carreira artística, trabalhou como lavrador, engraxate e garimpeiro. Apesar das dificuldades, conseguiu se tornar conhecido nos anos 50 com a música "Quem és tu?". Ele se destacava por suas canções sobre dor-de-cotovelo e seu visual revolucionário para a época: sempre usava roupas negras e óculos escuros.Seu maior sucesso foi "Eu não sou cachorro não", que foi regravada em inglês macarrônico por Falcão. Também se tornaram conhecidas outras músicas suas, tais como "Paixão de um Homem", "A Carta", "A Dama de Vermelho" e "Se Eu Morresse Amanhã". A posição quase marginal que o ritmo "cafona" ocupou mereceu uma análise mais acurada e científica, já na 5ª edição, pelo historiador e jornalista Paulo César de Araújo. Intitulado "Eu não sou cachorro, não - Música popular cafona e ditadura militar" (Rio de Janeiro, Record, 2005), a obra traz, já em seu título, uma referência a este cantor e sua música de maior sucesso. Ali o autor contesta, de forma veemente, o papel de adesista ao regime de exceção implantado a ferro e fogo no Brasil pelos militares, por parte dos músicos "bregas". Waldick, segundo ele, é um dos exemplos, tendo sua música "Tortura de Amor" censurada em 1974, quando foi por ele reeditada. Apesar de ser uma composição de 1962, o regime não tolerava que se falasse a palavra "tortura"... Num dos programas do apresentador Jô Soares, o músico Ubirajara Penacho dos Reis - Bira - declarou que nos anos 60 tocava apenas os sucessos de Waldick. Na sua cidade natal, Waldick sempre foi tratado com certo menosprezo. Aristocrática, Caetité mantinha apenas nas camadas mais populares uma fiel admiração. Ali teve dois de seus filhos, gêmeos, de forma quase despercebida, em 1966. Em meados da década de 90, porém, a cidade teve num político o resgate do filho ilustre. O vereador Edilson Batista protagonizou uma grande homenagem, que nomeou uma das principais avenidas com o nome de Waldick. Pouco tempo depois, o SBT realizava ali um documentário, encenado por moradores locais, retratando a juventude de Waldick, sua paixão pela professora Zilmar Moura, a mudança para o sul. Sílvio Santos aliás, protagonizou com Waldick uma das mais inusitadas cenas da televisão brasileira: no abraço que deram, foram perdendo o equilíbrio até ambos caírem, abraçados, no chão. Ali, então, simularam um affair, provocando hilaridade. Por tudo isto, Waldick Soriano faz-se símbolo, no Brasil inteiro, de um estilo, de uma classe social, e da sua manifestação cultural, pulsante e criativa. Waldick teve diagnosticado um câncer de próstata em 2006. Em 2 de julho de 2008 foi divulgado que seu estado de saúde era grave, pois já ocorrera metástase da doença. Veio a falecer em 4 de setembro no Instituto Nacional do Câncer (Inca), em Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro.  (Pesquisa do Blog na Wikipédia)

Escrito por Chaminé às 08h11
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

01/09/2008


POLÍTICA

Antônio Peixoto, Fabrício Gaspar ou Sheyla Varela? (Ordem alfabética). Trinta e poucos dias nos separam do resultado da eleição municipal  que apontará quem subirá em janeiro as escadarias do Palácio Antunes para governar a terrinha no quadriênio 2009/2012. Idem para a edilidade do vale verde.

 

PERDAS

Antes que agosto terminasse Ceará-Mirim perdeu mais duas personalidades que muito contribuíram nos diversos segmentos da Comunidade:  a  Dra. Izautina,  sepultada em Natal ao cair da tarde do domingo 31/08 e a fiel escudeira da igreja católica na terrinha, D. Maria Calazans, ministra da eucaristia,  que também foi para o oriente eterno antes de setembro chegar. O Blog se associa a dor de seus familiares.

 

APAE

Em Ceará-Mirim,  no encerramento da semana do excepcional,  15 alunos da APAE receberam o sacramento da eucaristia pela primeira vez. Ato aconteceu na  Matriz de Nossa Senhora da Conceição, presidido pelo Padre Assis. 

 

EXPOSIÇÃO

Começa nesta segunda e vai até quarta-feira no salão da Igreja São Geraldo em Ceará-Mirim a II EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO promovida pelo Clube de Mães Eulália Borges. Funcionará durante o dia todo e parte da noite. Na programação noturna haverá apresentações culturais. Entrada franca.

 

PAPO

Intensa atividade profissional  impede temporariamente o advogado  Dr. Paulo Roberto França de nos enviar o seu artigo mensal. Os web-leitores sentem falta do “Papo do Mês”.

 

VISITA DO ARCEBISPO

O Jornal A ORDEM, editado pela Arquidiocese de Natal, trás esta semana reportagem de capa com ampla matéria sobre a paróquia de Ceará-Mirim e uma entrevista com o Monsenhor Rui Miranda. Custa  apenas um real e restam poucos exemplares na Secretaria paroquial, onde você também pode assinar o semanário.

 

 

TRIBUTO

A Banda de Rock KDA2 anunciando para outubro em Ceará-Mirim o Tributo a Legião Urbana. Já há uma comunidade no orkut sobre o assunto: 

http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=66727537  Em breve mais detalhes.

 

POR FALAR EM TRIBUTO

Na comunidade do Tributo a Raul Seixas em Ceará-Mirim, no Orkut,  há vários comentários elogiando mais uma edição do evento que reuniu centenas de fãs do “maluco beleza” no Centro Esportivo e Cultural dia 23 passado.

 

DVD

A gravação de um DVD “ao vivo” da Banda Detonasamba agitou a noite do domingo, em Ceará-Mirim.

 

 

DA SÉRIE “PERGUNTAR NÃO OFENDE”

Que fim levou os tradicionais eventos “Quando setembro vier”, “Noite dos Detalhes” e “Festa dos Corações” que eram promovidos por conceituadas escolas de Ceará-Mirim?

 

WEB-LEITORAS ANIVERSARIANTES

Esta semana fazem aniversário natalício as web-leitoras: Katarina Saraiva e Sara Heglantine – dia 02 e   Lea Yoshena – dia  04. Parabéns do Blog. Se você conhece mais algum(a) leitor(a) do Blog que celebra aniversário esta semana informe para nosso e-mail: chamineh@bol.com.br .

 

CORDELISTA

Fabiano Moreira destaca em sua coluna COLÓQUIO LITERÁRIO do “LITORAL NOTÍCIAS” o  cordelista cearamirinense Sebastião Silvestre. Na página 19 você pode ler fragmentos da homenagem que o poeta fez a Ceará-Mirim na passagem do sesquicentenário de sua emancipação política. Silvestre também é destaque na coluna de Carlos Antunes no mesmo jornal.

 

AINDA NO “LITORAL”

Gibson Machado captou em áudio digital e transcreveu em sua coluna “Cultura e Arte”  o discurso do historiador Franklin Marinho por ocasião das festividades do aniversário de Ceará-Mirim. Vale guardar, é  documento histórico.

 

O BOM MIGUEL

Estará em Ceará-Mirim no próximo fim de semana o mossoroense Miguel Lopes. Vem matar as saudades dos netos e deste blogueiro, seu  filho primogênito. Dentre outras novidades trará informações  sobre a campanha política na terra de Santa Luzia.

 

TREMENDÃO

Fãs da jovem guarda e das canções  de Erasmo Carlos devem dormir mais tarde na próxima sexta-feira. A Rede Globo exibe, após Jô Soares,  o especial SOM BRASIL contando a história do  fiel parceiro musical  de Roberto Carlos. Uma sugestão para o Fernandão Dias : convoque os quarentões de plantão e ligue o telão do Kintal. Serei dos primeiros a chegar. 

 

ACESSOS

O retorno às postagens semanais rendeu o número de 2.431 acessos ao Blog Chaminé no período de 1º a 31 de agosto.  Média diária de 78,4. Apesar de considerada pequena,  vamos tocando em frente.

 

SOM DO VALE

Setembro chega e nos trás cinco segundas-feiras. Na última delas Eliel Silva nos brindará com mais um artigo abordando a música em Ceará-Mirim.

 

RELIGIÃO

Nesta primeira 2ª. feira de setembro acontece mais uma adoração mensal ao Santíssimo Sacramento. Ato litúrgico superlota o templo de Nossa Senhora da Conceição em Ceará-Mirim. Começa a boca da noite.

Escrito por Chaminé às 00h47
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

O SEGREDO DO SUCESSO

 

            Estamos na época do  Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.  O Rio Grande do Norte não tem muito o que comemorar. Na edição anterior ficou em 13° lugar. Também pudera, que incentivos existem para melhorar a educação neste Estado? Quem tem interesse nisto? A falta de professores na rede pública é uma realidade. No Rio Grande do Norte o espaço aberto por esta falta absorve dois mil profissionais.

            O ENEM é uma ferramenta que objetiva medir a aprendizagem dos alunos. Tive contato com uma professora que corrigiu as redações em 2007 e dela recebi verdadeiras pérolas, com cores absurdas e brilhos aberrantes, que não foram escritas pelos alunos do RN mas sim da Região Sul. Se por lá as coisas foram ruins, imagine o que escreveram os alunos de cá, no que se refere a Norma Culta.

            Teve gente que escreveu omo secsuais. É presisso. Houve quem corajosamente escreveu: couviver com as deferensas (será que por aqui alguém não escreveu só veve?). Os atropelos à grafia e gramática foram inúmeros e isto é fruto de uma lavoura onde não foi semeada a leitura, o gosto pelos livros, tanto por parte do aluno, quanto dos professores e família.

            Mas livros são caros! Pode alguém argumentar. Mas eles estão lá, na solidão das bibliotecas públicas e escolares, é só uma questão de prioridade, de vontade, de disciplina. Quantos livros você já leu este ano? Quantos? Sério? A França lê em média 7 livros/ano por habitantes, o Brasil  não conseguiu ultrapassar o índice de 1,7 e em Passo Fundo – RS, a cidade que mais lê no país, este índice é de 6 livros por habitante.

            Lembre-se :QUEM NÃO LER NÃO PENSA. E QUEM NÃO PENSA SERÁ PARA SEMPRE SERVO – sentenciava o saudoso Paulo Francis. Atropelando a gramática  dispido-mim de vocês, inté mês que entra no  Vale das Letras. (sic).

 

. Francisco Neto é escritor e consultor literário.

Escrito por Chaminé às 00h40
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

PARA ASSINAR, LIGUE: 0XX84 3274-0608 ou 9114-0921

Diretor: IRAN COSTA

Escrito por Chaminé às 00h33
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Ela é filha de D. Antônia Marques e sobrinha de Isabel. Nos registros fotográficos acima, Syl quando bebê e na nova geração. A carioca naturalizada cearamirinense Sylvana Kelly entrou na Blogosfera. No link http://sylkellydecor.blogspot.com você encontrará excelentes matérias sobre arte e decoração. Votos de sucesso para o Blog DECOR E ARTE. (Fotos do Orkut)

Escrito por Chaminé às 00h27
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Anúncios

Histórico